terça-feira, 19 de agosto de 2008

começarei com as preparações mais "mansas", e a partir daí para as mais fortes. Aconselho que leiam a todas para depois optar. Vamos lá, começamos pela base: se o seu motor é de 1 600cc mais antigo, devem ser trocados os prisioneiros do cabeçote. Calma, vou explicar... os cilindros e os cabeçotes de válvula do motor do Fusca são parafusados ao bloco por meio de vários parafusos compridos e nos motores mais antigos esses parafusos eram atarrachados diretamente no bloco. Quando se prepara um motor, os esforços aumentam nesses pontos, portanto, podem ocasionar o rompimento dessas roscas, espanando-as, isso faz com que os cabeçotes e cilindros se soltem, e aí você sabe, parte do motor vai para o lixo. O que fazer? Os motores mais novos (seu mecânico sabe em qual se encaixa o seu) já vêm de fábrica com uma bucha de cobre atarrachada ao bloco, e é nela que se encaixa um novo parafuso prisioneiro. Caso seu motor não tenha sido feito dessa maneira, faça-o (a maioria das retíficas faz o serviço por mais ou menos R$ 300,00), isso reforça muito seu motor, dá confiabilidade e evita dissabores financeiros. Caso queira e tenha disponibilidade é interessante comprar um motor básico da Volks, ele já vem montado com bloco, pistões, virabrequim, cilindros, cabeçote e depois é só passar o resto do seu antigo para o novo. O custo disso fica ao redor de R$ 1 300,00. Bom, tendo o básico já podemos partir para as preparações. Cito alguns tipos que virão: 1) 1 600cc; gasolina; 80 a 90cv; 0 a 100 km/h em 10 seg. 2) 1 600cc; álcool; 140cv; 0 a 100 km/h em 7 segundos; 3) 1 600cc; álcool; 160cv; 0 a 100 km/h em 6 segundos; 4) 1 600cc; álcool; 200cv; 0 a 100 km/h em 5 segundos; KIT CUSTO (VALOR APROXIMADO EM R$) 2 carburadores Weber 40 1 700,00 2 coletores para Weber 40 300,00 1 comando de válvulas (286 ou 290) 250,00 TOTAL 2 250,00 (Adicionar M.D.O) Vale também lembrar que o 1 600cc original tem 65cv e faz de 0 a 100 km/h em 17 segundos.Os dois carburadores duplos Weber 40 proporcionarão maior "respiração" ao motor, ou seja, entra mais mistura de ar/gasolina. Os dois coletores são os "canos" que ligam o carburador ao motor, coletando a mistura (vapor) produzida pelo carburador levando-a às válvulas de admissão dos cilindros. Os comandos de válvulas determinam (como o próprio nome já diz) o tempo que as válvulas ficarão abertas. Esses comandos mais "bravos" (286 ou 290) fazem com que as válvulas fiquem mais tempo abertas, proporcionando mais entrada da mistura. Em suma, o que estamos fazendo com essas duas modificações visa aumentar o volume de mistura a ser explodida no cilindro, gerando, por conseguinte, maior potência. Com esses comandos trocados, a rotação original que era de 5 500rpm passará a atingir de 7 000 a 7 500rpm. Pronto, eis aí um belo motor que não trará problemas e injetará um boa dose de adrenalina no seu tanque. Parece até receita médica: para injetar uma boa dose de adrenalina nas veias prepare seu motor. Nos próximos artigos virão os mais fortes, até lá.

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